Escrito por José Borlido

2019 12 02 3EscolaDAnacletoOliveiraRealizou-se no passado dia 2 de dezembro no Centro Paulo VI, a 3ª. Sessão de Escola do MCC com o tema: “S. Mateus – o Evangelista do Ano” em que foi palestrante o nosso Bispo D. Anacleto Oliveira.

D. Anacleto deu a todos os presentes uma verdadeira aula sobre S. Mateus; começando por explicar o verdadeiro nome do livro de S. Mateus, cujo título inicial, dado pelo autor foi: “Livro da origem de Jesus Cristo - filho de David, filho de Abraão”

 

No Evangelho segundo S. Mateus, somos convidados ao ensino, na relação profunda entre a palavra e a Acção: Se a palavra não traduzir a Acção, não tem valor nenhum, daí a necessidade do nosso testemunho no dia a dia da vida.

Falou-nos das Bem-aventuranças, onde a palavra “Felizes” é citada nove vezes ao longo das Bem-aventuranças; Deus quer-me feliz, na minha relação com Deus e com os irmãos.

O Sermão da Montanha; O monte deve ser visto como sítio «local» mais perto de Deus, para onde todos caminhamos, peregrinando rumo à santidade:

O Capítulo nove é um discurso de Missão; Jesus envia-os a anunciar o Reino de Deus; É um discurso de envio; de Missão, de Acção; dirigido ontem, como hoje a todos nós, Seus Discípulos pelo Baptismo; Ide e anunciai o Evangelho.

E referindo-se ao Capítulo dezoito, D. Anacleto detém-se sobre a passagem: Mestre quem é o maior no Reino dos Céus?

Depois fala-nos do último discurso de S. Mateus e das três parábolas que nele são proferidas: parábola da Salvação; parábola das Virgens e parábola dos Talentos. “Seremos salvos ou condenados segundo o modo como vivemos” e terminou debruçando-se sucintamente sobre os capítulos 25, 26 e 27 que relatam a condenação de Jesus e a Sua vitória sobre a morte, Ressuscitando ao 3º. Dia, como havia dito.

Pode ver aqui as fotos deste evento.